Em busca da meta

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dicas de dieta para futuras noivas e minha ação sobre cada ítem

Bem, consultando um blog de dicas para enlance (http://artedesernoiva.blogspot.com/) encontrei umas dicas sobre como se portar quanto alimentação antes do casamento (o que serve também para todas nós, mesmo as que não têm o mesmo motivo que o meu, mas também querem sentir-se bem com seu corpo.
Postarei aqui alguns dos itens do blog, com comentários meus (em bordô) e quais ações eu pretendo tomar a respeito:



- Para se preparar para o casamento e entrar no vestido, a noiva deve seguir uma dieta balanceada que a ajude a controlar a ansiedade e ainda enxugue alguns (no meu caso muitos hehehhe) quilinhos.
- É essencial fazer intervalos regulares entre as refeições para proporcionar saciedade e evitar de beliscar em horários inadequados. Intervalos prolongados, maiores que 4 horas, além de causarem fome levam ao ganho de gordura e ao aumento do cortisol, hormônio que eleva a retenção hídrica. Já intervalos muito curtos, menores que 3 horas, impedem o corpo de queimar as gordurinhas.
Como já falou minha amiga Pri em um comentário posterior... Esse será um grande problema para mim, pois costumo passar muitas horas seguidas com atividades acadêmicas. Minha solução: irei ao mercado comprar coisas lights para beliscar nos intervalos (como as temidas barras de cereais ou bolachas integrais) nunca exedendo uma barra ou duas bolachas, é claro. Meu problema é que não gosto de maçã, que é a fruta mais fácil de levar para comer no trabalho, mas pensarei em alguma coisa. Também posso comer salada de frutas alguns dias, quando tem à venda na frente do centro de pesquisas.

- Principalmente perto da data, a noiva deve consumir alimentos de fácil digestão como saladas e carne magra. Assim, se sente mais leve e com mais disposição, fundamental neste período tão atarefado
- Para controlar o estresse, aposte em suco de uva integral, frutas vermelhas (as chamadas berries), abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa), peixes, vegetais folhosos escuros e soja (e seus derivados).
Hum... Eu amo suco de uva. Mas será que abacate não é muito calórico para a lista? Peixes está fora de cogitação por causa da minha alergia, mas sempre que como no restaurante, procuro colocar bastanta alface e soja.

- Sopas também são uma boa pedida, principalmente aquelas feitas com legumes e verduras, mas nada de comer um pãozinho para acompanhar
Pão é um dos meus pecados... Terei de diminuir o consumo de massas, sem dúvida. Ontem já evitei pão, comendo a macaxeira (aipim). Tentarei comprar versões mais integrais e lights.

- Maçã, laranja, maracujá e banana também são frutas ideias para os preparativos do casamento
- Chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce ajudam a acalmar
- Alimentos ricos em triptofano ajudam a liberar serotonina e diminuir a ansiedade. São carnes magras, leite, queijo, iogurte. O leite ainda ajuda a perder peso
Fruta já falei que pra mim é mais complicado do que verdura; chás tô fora. agora...Como assim leite ajuda a emagrecer? Essa eu não entendi. Não sou de consumir leite e creio que exceto pelas versões desnatadas, todos contém bastante gordura. Sei não heim, essa eu passo...

No mais, acho que o importante mesmo é tentar me exercitar já! Pensei em comprar novamente uma esteira, vou pesquisar preços (tá bem caro). Com o incentivo da minha meta semanal, voltarei a fazer aeróbica esta noite (acabei me distraindo nas tarefas e não fiz hoje, tento amanhã de novo, que feio!), espero ter coragem para retomar!

Beijos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário